Passo a passo como conseguir um emprego na Australia

Ola a todos,

Trabalhei como gerente e assistente de gerente em dois restaurantes em Brisbane e cansei de ver gente perdendo a oportunidade de conseguir um bom emprego simplesmente porque eles/as não sabiam aplicar para um emprego eficientemente. Recebia entre 4 a 10 currículos por dia e infelizmente mais de 95% dos aplicantes não sabiam dicas básicas de como conseguir um emprego em hospitality. Aqui vão as dicas:

1) CURRICULO: Gaste algumas horas pesquisando na internet como criar um CV. SEMPRE tenha um CV com você. Parece ser um comentário estúpido, mas você não imagina quantas pessoas vão procurar emprego sem um.


3) PESQUISA: Pesquisar é fundamental. Entre na internet e procure restaurantes na área que você quer trabalhar. Eu recomendo aplicar para 4 restaurantes por dia, dessa forma você terá tempo para estudar sobre o restaurante que você esta aplicando. Recomendo que você tente aprender um pouco da historia do restaurante e também a comida que eles servem e claro, o horário de funcionamento. A maioria dos restaurantes terá o próprio site. Lembre-se que aqui na Austrália tem restaurante de todos os tipos (Indiano, Korean, Chinês...).

4) ESCOLHENDO O ALVO: Não se empolgue muito com restaurantes 5-estralas em que você recebe mais de $100 por noite em gorjeta. Esses restaurantes são para pessoas que estudaram para fazer isso para o resto da vida. A maioria dos restaurantes que contratam estrangeiros serão os restaurantes que pagam entre $12.50 - $22.00 por hora de acordo com a sua posição, idade e experiência.

5) ESCOLHENDO A POSIÇÃO: Na maioria dos restaurantes, você pode ser um garçom normal, trabalhar no bar ou trabalhar na cozinha. A grande vantagem de trabalhar como garçom é que você vai esta sempre em contato com pessoas que falam inglês. A vantagem de trabalhar no bar é que você geralmente vai ter mais responsabilidade que um garçom, e a grande vantagem de trabalhar na cozinha é que você geralmente come de graça, a desvantagem é que você não vai falar muito inglês e que lavar louca em um restaurante que tem mais de 100 clientes por dia não é fácil. Pense bem no que você esta procurando. Provavelmente na entrevista você será perguntado para que cargo você esta aplicando. Eu recomendo garçom, dessa forma você vai estar sempre praticando inglês e geralmente o trabalha é menos carregado.

6) ENTREGANDO O CV: É nessa parte que muita gente perde a chance de conseguir um emprego. Depois de ter pesquisado sobre o restaurante, é hora de colocar o conhecimento em pratica.

6.1) 2) ROUPA: Você não precisa colocar um terno para conseguir um bom emprego, mas por favor, coloque uma roupa adequada. Esse é um problema que geralmente afeta brasileiros (homens). Se vocês não forem procurar emprego na praia, não vá de shorts, tênis e camisa, faca um esforço e coloque uma calca, sapato e uma camisa adequada. De preferência, já vá pronto para trabalhar (Calca social preta, sapato preto e camisa social). Por favor, o estilo de barbinha ralada não chegou na Austrália, faça a barba antes de ir procurar emprego.

6.2) HORARIO: NUNCA vá procurar emprego na hora de peak. Se você chegar la procurando emprego quando todo mundo ta correndo, ou eles vão mandar você sair do caminho ou vão jogar seu CV no lixo. Essas são as horas que você NUNCA deve entregar CV:

7.00AM – 9.00AM
11.30AM – 2.00PM
6.00PM – 8.30PM

6.3) COM QUE FALAR: POR FAVOR, NUNCA, NUNCA, NUNCA peça para falar com o gerente. Se você chegar para um garçom e disser que você quer falar com o gerente, você estará dando uma oportunidade de ser negado um chance antes de aplicar para o emprego. O gerente é o líder do time. O gerente é simplesmente o melhor garçom (na maioria das vezes). Essa é um passo tão importante que eu vou repetir de novo: NUNCA peça para falar com o gerente.

6.4) COMO FALAR: Vou primeiro mostrar como a maioria absoluta das pessoa falam quando estão procurando emprego:

Quando entram no restaurante, geralmente os aplicantes já vão direto falar com a pessoa que parece ser o gerente (a pessoa mais bem vestida).

Se forem interrompidos no meio do caminho por um garçom, isso é o que eles geralmente falam:
- Can I talk to the manager? (Posso falar com o gerente?)

Se o aplicante não for interrompido, eles geralmente falam isso para gerente:
- I am looking for a job (Estou procurando por um emprego) antes mesmo de se apresentar

Muitas vezes o gerente será educado e vai pedir o seu CV mesmo se eles não precisarem de alguém. Outras vezes, eles simplesmente dirão que não estão procurando por novos membros.

Muitos aplicantes nessa hora ficam nervosos e começam a falar coisas como:
- I really need this job (Eu preciso muito desse emprego)
Ou começam a fazer cara de fome.

O resultado é que você provavelmente não recebera uma ligação ou uma chance.

Isso é o que acontece na maioria absoluta das vezes. O que essas pessoas não sabem é que esse passo é muito fácil. Agora eu vou dizer passo a passo o que você tem que fazer:

Assim que você chegar no restaurante, fale com o primeira pessoa que você encontrar. Isso é o que você deve dizer:
1)- Good morning/ afternoon/ evening, How are you today? (espere pela resposta, a pessoa geralmente vai perguntar como você esta também, responda e fale obrigado por perguntar).

2)-My name is -------- and I am looking for a position in hospitality, Do you have anything available at the moment? (Se voce estiver falando com uma pessoa que não tem nenhum poder sobre contratações na empresa, essa pessoa vai lhe levar para falar com a pessoa que você quer).

Se a pessoa que você falou disser que eles não estão precisando de ninguém agora, você fala:
- Can I leave my resume with you in case something comes up? Agradeça pelo tempo e vá embora

Se você for levado para falar com o gerente ou pessoa responsável por contratações, seja educado e repita o 1º e 2º passo

A partir daqui, se o gerente estiver interessado, ele vai fazer perguntas como:
-What days can you work?
- How many hours can you work?
- Do you have any hospitality experience?
- What are you doing in Australia?

Se ele fizer esses tipos de pergunta, significa que eles estão procurando por alguém.

3) Sempre lembre de sorrir e ser simpático. Eles não querem ver ninguém triste ou com cara de fome

Depois de ter entregado o seu CV e ter estabelecido contato inicial com os membros do restaurante, É hora de ir para o próximo alvo.


7) APLICOU, E AGORA: Nunca fique esperando por uma ligação. Aplicou, vai aplicar mais. Se você não entregou o seu CV para o gerente, volte para o restaurante depois de 2 dias e pergunte se o gerente teve a oportunidade de ver o seu CV. Esse é um passo que pode retirar o seu CV do lixo e que vai mostrar para o gerente que você realmente quer trabalhar.

Seguido esses passos, você vai conseguir um emprego em hospitality antes do que você imagina. Quando estamos falando de dinheiro, não podemos ser tímido. Conheci varias pessoas que não conseguiram um emprego por MESES e essas pessoas começaram a culpar a economia.

Quando cheguei à Austrália, eu apliquei para 6 empregos e recebi 4 trials (quando você é chamado para trabalhar por um dia para mostrar suas habilidades, geralmente no fim do trial, eles falam se você tem o emprego ou não) e recebi 4 ofertas de emprego tudo isso em menos de 2 semanas. Tive a oportunidade de escolher o emprego que pagava mais e o que tinha mais benefícios (comida de graça, perto de casa)

Boa sorte e espero ter ajudado

Exibições: 12043

Responder esta

Respostas a este tópico

Mto boa as dicas Bismarck....

Grato
Valeu mesmo essas dicas! Em novembro chegarei em sydney! 
pessoas com nivel de ingles nao muito bom devem buscar que tipo de emprego?
Fenomenal !!!!!!!!!

São dicas que ajudarão muito!!

Agora uma dúvida: nunca trabalhei como garçom, em restaurantes e etc. E com certeza, esse será o primeiro emprego que irei procurar quando chegar na Australia.

O que você indica?
- faço algum curso por aqui no Brasil? Tem cursos disso? ou fazer curso aqui é jogar dinheiro fora?
- na hora da entrevista falo que nao tenho experiencia ou falo que tenho e depois me viro?

O que indica?

Abraçao!!!

Ricardo
Muito Obrigada pelas dicas!! Com certeza serão de imensa valia!!

Valew cara! mto legal a iniciativa! Já até salvei nos favoritos aqui!!

abs

Em outubro estou chegando por ai !!

e com certeza estas dicas me ajudarão muito!

valeu !!!!!!!!!!!!!!

noossa, belo resgate de tópico!

Sensacional!!!

A galera que colocar em pratica vai nos dizendo como foi..

Olá Barros,

Adorei suas dicas sobre emprego . Você citou qual vestuário adequado o homem deve usar para ir em busca de um emprego como hospitality e as mulheres ... quais trajes devemos usar para buscar um emprego na mesma área???

Agradeço se responder assim que possível .

Obrigada.

 

 

Adorei suas dicas, Barros! Mas me tira uma dúvida?

 

Estou pensando em ir para Austrália ano que vem para estudar e trabalhar. Mas meu nível de inglês está um pouco fraco (por isso estou indo pra lá me aperfeiçoar). Que tipo de emprego devo procurar??

 

Obrigada!!! 

Oi Diana, Eu diria que "sub-empregos" são o começo pra quem não tem um bom inglês, tipo (cleaner, waiter...etc), com o tempo, fluencia e capacidade você consegue melhores, Uma amiga minha ta la há 7 anos e começou em uma pizzaria (não sabia nada de ingles), estudou gastronomia e hoje ela está em um Resort em uma ilha atrás das Barreiras de corais trabalhando na cozinha e ganhando super bem. Pra voce ter uma ideia a diaria de casal basica neste Resort é $2000 pra cima.. Boa sorte e se tiver oportunidade de ir melhorando o ingles aqui.. just do it!... regards!

RSS

Membros

Seja Social Também :D


Como utilizar a Comunidade:

Pessoal, para manter a comunidade bacana e confiavel, por favor, adicionem foto em seu perfil, assim sabemos com quem estamos falando, alem de ficar com uma pagina mto mais bonita.

Boa sorte a todos!
Comunidade Brasileiros na Australia

Grupos

© 2018   Criado por Gabriel.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço